Buscar
  • Env Júnior

Mudanças climáticas em evidência

As consequências das mudanças climáticas estão cada vez mais presente no mundo atual, como diz o ditado “o sapo não reage ao gradual aumento de temperatura da água e morre quando a água ferve, porém quando ele é jogado em água fervente ele pula para fora”, e assim somos nós, sempre soubemos que não devemos jogar lixo no chão, devemos descartar o plástico da maneira correta, não devemos queimar o nosso lixo ou até mesmo jogar aquela bituca acessa inocente no chão, mas somente agora, que estamos sendo jogados em bruscas mudanças de temperaturas, enfrentando ondas de queimadas, de calor e de frio que estamos de fato com visibilidade nas mídias e com certa atenção da população.

Outrossim, observamos o aumento do número de extinções na biodiversidade, e também a morte de outros que ainda marcam presença entre nós, como os corais, os botos cor de rosa e os lobos guarás, animais tão importantes para o nosso ecossistema e para a nossa cultura.

Além disso, presenciamos muitos fenômenos prejudiciais, todos relacionados de certo modo, temos o aquecimento global resultado da amplificação do efeito estufa (estamos liberando muitos gases que acabam fazendo com que a energia que vem do sol e deveria voltar para o espaço fique retida na terra), o que gera ondas de calor e intensificação de outros fenômenos como por exemplo, as ilhas de calor, todos os fenômenos estão por sua vez relacionados ao desmatamento.

Mas ok, e o que isso tem a ver com a gente? A vida é feita de equilíbrio, pertencemos a uma verdadeira teia interligada, e ao desmatarmos, poluirmos, e agredirmos ramos dessa teia, maior a chance de ela deixar de existir, e com isso, nós deixamos de existir.

Devemos começar agora a nossa mudança, ainda temos tempo, e somos capazes de mitigar os danos. Mas para isso devemos enfrentar e colocar em práticas bruscas mudanças, como por exemplo ao invés de usar 5 copos descartáveis em um dia porquê não levar o seu copo e continuar usando-o por muitos mais dias, evitando o uso de muitos mais resíduos de plásticos? Essa é uma realidade muito presente nas nossas vidas, não conseguimos ter dimensão da quantidade de descartáveis que usamos e nem percebemos. Além disso, às vezes é muito difícil para uma empresa aplicar tais conceitos, porém, a env júnior, possui um serviço chamado matriz de materialidade, em que por meio dele são apontados pontos para que a empresa esteja dentro das práticas ASG (ambiental, social e governança, colocarei o link abaixo do post que falará melhor sobre), visando assim uma empresa mais ecológica.


https://www.envjunior.com.br/post/esg-e-sua-importância




29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo