Buscar
  • Env Júnior

Empresas conhecidas que implementaram práticas ESG



Mesmo não se tratando de uma pauta nova no mercado, a implementação de práticas ESG tem se apresentado como um assunto com destaque na atualidade, passando a se tornar uma grande tendência nas empresas, se mostrando como algo bastante importante e necessário por causa dos novos desafios que a sociedade atual apresenta. De fato, a preocupação com questões ambientais, sociais e de governança corporativa tem se tornado aspectos bem importantes dentro das empresas.


Uma vez que ESG e sua agenda tem se tornado relevante no meio empresarial e dentro da sociedade, muitas grandes e pequenas empresas passaram a adotar esse conjunto de práticas para mostrar responsabilidade e comprometimento com seus consumidores, colaboradores, empregados, investidores, com os seus respectivos mercados de atuação e sobretudo com o meio ambiente.


Há empresas que passaram a adotar o ESG que são bastante conhecidas do público. Exemplos são:

  • O Boticário: Empresa de cosméticos e perfumes brasileira, unidade de negócios do Grupo Boticário. O desempenho em ESG do Grupo Boticário está presente na geração de valor social e produtos feitos com um impacto mínimo no meio ambiente. A empresa possui quase 100% dos resíduos das fábricas que viram outras coisas como embalagens de outros produtos para a empresa. Também possui uma emissão de gases de efeito estufa que está em queda nas fábricas desde 2018 com a implantação de programas para uso de energias limpas e também anunciou a primeira emissão de títulos verdes atrelados a metas de sustentabilidade do país, os chamados sustainability-linked bonds.


  • Itaú: O Banco Itaú S.A no início da pandemia anunciou ao mercado o Todos pela Saúde, que é um fundo para a doação de 1 bilhão de reais para ajudar o SUS no combate à crise sanitária que assolava o país. A doação do Itaú inovou também pelo formato, que se deu por intermédio de um endowment, um fundo administrado por terceiros que pôde ser complementado por outras empresas. Depois dessa iniciativa do Itaú, outras empresas fizeram o mesmo. A iniciativa do banco inspirou até mesmo os seus funcionários que doaram como pessoa física ao Todos pela Saúde. Mais de um ano depois, o projeto arrecadou mais 500 milhões de reais de outras fontes de financiamento.


Outros exemplos de empresas que adotaram as práticas ESG são:

  • Mercado Livre;

  • Santander;

  • Lojas Renner;

  • Natura Cosméticos;

  • Banco Bradesco;


De fato, adotar práticas ESG tem se mostrado de bastante importância até para empresas bastante conhecidas no mercado. Os investidores de todo o mundo estão cada vez mais colocando novos fatores na balança na hora de escolher bons investimentos e um desses fatores é a questão das boas práticas de sustentabilidade, sociais e de governança.

O ESG ganha cada vez mais evidência no mercado. Além de ser uma nova tendência no mercado, a adoção ao ESG passa a ser cada vez mais um pré-requisito de competitividade uma vez que o impacto social atrai novos consumidores e ajuda o negócio a se consolidar no mercado.

Você sabia que a Env oferece os primeiros passos para as práticas ESG? Oferecemos a matriz de materialidade, um serviço de baixo custo em relação ao mercado. Quer saber mais sobre esse serviço? Visite nosso site!


#sustentabilidade #ambiental #social #ESG

36 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo