Buscar
  • Env Júnior

Como o IBAMA dissemina a educação ambiental?



Como o IBAMA dissemina a educação ambiental?



Primeiramente, o que é a educação ambiental?

A educação ambiental é um método de educação que visa não só compartilhar a importância de pautas ambientais, mas muito mais que isso, é um meio pelo qual podemos disseminar a prática de preservação ao meio ambiente.

Seu principal objetivo é ensinar indivíduos de todas as áreas, sendo estudantes ou empresários, a como agir para com o meio em que vivem e quais são os seus deveres para manterem um meio saudável para atuais e futuras gerações.


Mas afinal, o que o IBAMA tem a ver com a educação ambiental?


O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) é um órgão federal que foi criado em fevereiro de 1989, sendo vinculada ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), que tem como objetivo a preservação, melhoria e recuperação das qualidades ambientais, além de com o uso sustentável dos recursos naturais, melhorar o desenvolvimento econômico.

Suas atuais responsabilidades incluem as atividades de licenciamento ambiental de empreendimentos, fiscalização, controles de qualidades ambientais, permissão de uso para recursos naturais e monitoramentos em geral.


O esforço dos órgãos públicos para com a sociedade é muito significativo para que as pessoas possam ter acesso a esse método de educação. O IBAMA assim como outros órgãos como o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBIO), tem um papel fundamental nessa disseminação, indo em escolas municipais com novos programas e oportunidades.

O IBAMA possui atividades de distribuição de mudas de plantas, palestras e aulas que ajudam os estudantes do ensino fundamental e médio a entenderem seus compromissos com a fauna e flora que os rodeiam, além da disponibilização de cursos.

A educação ambiental para empresas impacta diretamente grandes organizações dando uma visão sustentável para seus próprios donos com o impacto de mudá-las. Porém a educação ambiental direcionada para escolas faz com que as futuras gerações já venham com um olhar sustentável para o meio ambiente e estimulem verdadeiramente o cuidado com o presente e futuro.

Com isso, podemos dizer que esse órgão federal está muito mais que ensinando crianças sobre plantas e bichos, mas que ele está impactando positivamente o nosso futuro através do ensino ambiental básico.


A Env Júnior - Soluções Sustentáveis também abraça essa causa a partir de seu serviço de educação ambiental, dando palestras, workshops e materiais personalizados de acordo com cada empresa. Tem interesse ou conhece alguém que precisa desenvolver suas práticas sustentáveis? Entre em contato!


18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo